Como Otimizar Espaços e Apês Pequenos

Muitos apartamentos, construídos nas últimas décadas, seguem a tendência de serem menores do que antigamente. Afinal, além de menores, as famílias passam menos tempo em casa. Por isso, é o perfil de residência de grande parte das pessoas.

Mesmo assim, é possível viver com conforto e bom gosto, desde que você conheça quais são as principais dicas de como otimizar espaços e apês pequenos. Para tanto, continue lendo este artigo e confira os principais truques para deixar os cômodos mais amplos

Utilize as Paredes e Espaços Verticais

Fazer uso das paredes de maneira inteligente é uma dica para quem deseja aproveitar melhor os espaços pequenos. Nesse sentido, os nichos são boas soluções, pois são móveis mais leves, não pesam no ambiente e podem armazenar diferentes objetos.

Já se o pé direito do seu apê é alto, mais uma possibilidade é usar os espaços verticais. Conforme a altura, pode-se ter até mesmo um mezanino. Senão, ao menos colocar armários logo abaixo do teto, assim, não prejudica a amplitude de parte inferior.

Aproveite Bem Todos os Cantos

Os apartamentos pequenos precisam aproveitar todos os cantos vazios, o que pode ser feito com móveis sob medida, a fim de se encaixarem perfeitamente neles. Assim, aquele canto “morto”, onde nada entra, torna-se útil. Da mesma forma, você pode usar embaixo de escadas, colocando também um armário ou uma mesa de escritório, conforme o espaço disponível. Essa dica funciona em qualquer espaço que pode ser aproveitado com o móvel certo.

Use Móveis Para Dividir Ambientes

Mesmo espaços menores conseguem contar com diferentes ambientes, sem precisar de divisórias, as quais podem até mesmo prejudicar a sua amplitude. Dessa forma, a dica é dividir os espaços com móveis.

Entre a cozinha e a sala de estar pode haver uma estante, o sofá também pode separar a sala de jantar da sala de estar. Assim, você consegue não só conferir mais amplitude ao espaço, como fazer uso de móveis úteis e decorar com elegância.

Aposte Nas Portas Corrediças

Portas corrediças são mais uma das dicas infalíveis para otimizar espaços e apês pequenos. Afinal, com elas, você ganha espaço, já que abrir uma porta pode prejudicar a disposição dos móveis.

Essa sugestão funciona tanto em relação às portas dos cômodos quanto às dos guarda roupas e armários. Além disso, as portas corrediças são charmosas e assentam bem com todos os tipos e modelos de móveis e decorações.

Invista Na Iluminação e Nos Espelhos

Outro truque para conferir mais amplitude aos ambientes pequenos é com o uso de espelhos e de iluminação adequada. Os espelhos são ótimos para dar a impressão que um ambiente é maior do que é.

Embora um espelho pequeno já tenha esse poder, melhor ainda se ele revestir toda a parede. Já a iluminação certa não só deixa o espaço maior como confortável e charmoso. Foco de luz em objetos decorativos em conjunto com uma luminária central potente é uma ótima ideia

Prefira Móveis Funcionais, Menores e de Cores Neutras

Os móveis que têm uma função, além de embelezarem o ambiente, são os mais adequados para otimizar espaços e apês pequenos. Então, antes de adquirir uma peça, avalie se ela será realmente útil.

Vale a pena ainda dar preferências às peças menores, que ocupam menos espaço e contribuem com o equilíbrio da decoração. E com as cores neutras e claras, que também conferem amplitude ao cômodo.

Escolha o Sofá Certo

Já que os sofás são indispensáveis, eles podem ajudar a otimizar espaços e apês pequenos.Nesse caso, é melhor dar preferência aos pequenos e de cores lisas e neutras, que contribuem com o espaçamento do cômodo.

A Websofas é especialista nesse ramo e oferece tanto modelos de dois lugares, quanto de três e quatro lugares, se a sua ideia é investir em uma peça maior. Além disso, conta com puffs e poltronas charmosíssimos que combinam com ambientes menores.

Sem contar que você pode escolher entre seis cores lisas para o sofá, todas elegantes e versáteis. Acesse a sua loja virtual e confira os diferentes modelos que a Websofas dispõe, certamente, um deles é o ideal para o seu lar.