Impermeabilização de Sofá, Devo Fazer?

Quem possui sofás e demais móveis estofados já deve ter se perguntado se é preciso realizar a sua impermeabilização, não é mesmo? Também é possível que deseja saber quais as vantagens desse procedimento.

Para ajudar você nessa decisão, reunimos muitas informações, as quais vão ajudar você a responder a pergunta: impermeabilização de sofá, devo fazer? Para tanto, continue lendo este artigo.

Como Funciona a Impermeabilização de Sofás

Basicamente, é possível dizer que impermeabilizar sofás significa realizar um procedimento a fim de proteger as fibras do seu tecido. Dessa forma, caso líquidos e fluídos caiam sobre o estofado, eles não vão conseguir penetrar no tecido, o que vai evitar muita sujeira.

Para tanto, é aplicado no sofá um produto impermeabilizante, por meio da sua pulverização. Isso exige uma bomba com efeito spray, que é aplicado no estofado, sendo que o tempo para o processo ser concluído depende do seu tamanho, mas gira em torno de uma hora.

Já o resultado obtido pode durar até três anos, desde que alguns cuidados sejam seguidos, como veremos mais adiante. O procedimento é eficiente para manter um estofado mais limpo e durável porque com ele cria-se uma resina sobre o móvel.

Essa resina envolve o tecido, protegendo-o, sendo que dessa forma, também é muito fácil realizar a correta higienização da peça.

Cuidados Com o Sofá Impermeabilizado

Para que o processo de impermeabilização garanta os seus efeitos pelo máximo de tempo, é recomendado seguir alguns cuidados. Tudo muito simples, sendo que o mais importante é fazer a limpeza regular do estofado, apenas com um pano macio e seco.

Isso é o suficiente para remover a poeira, o que feito com alguma frequência, ajuda a manter a beleza do sofá por mais tempo. Já quando algo é derramado nele, como um líquido, a higienização também é bastante prática.

Necessita apenas que seja colocado sobre o local sujo uma folha de papel toalha, a fim de absorver o líquido. Se for preciso, pode ser usado mais de uma folha, mas não se deve esfregar, nem pressionar, já que isso poderia levar o líquido a entrar no estofado.

Dessa forma, apenas colocar o papel em cima da sujeira já é o suficiente. Além disso, deixe para fazer a lavagem do sofá um pouco antes de impermeabilizá-lo.

Isso porque se ele for lavado depois do procedimento será perdido o efeito da impermeabilização. Mesmo assim, quando o móvel for lavado, será fácil perceber como está limpo e parece novo.

Vantagens da Impermeabilização de Sofás

Como você pode ver, uma das principais vantagens de impermeabilizar sofás é o fato deles terem uma durabilidade muito maior do que se não passassem pelo processo. Afinal, sem manchas no estofamento, é possível utilizá-lo por muito mais tempo.

Além disso, a aparência bonita do móvel se prolonga, porque está totalmente protegido. Já o processo de impermeabilização, quando feito por empresas e profissionais de qualidade e confiança, não é tóxico e nem alérgico.

E mais, sofás impermeabilizados estão protegidos ainda de ácaros, bactérias e fungos. Outra vantagem é que, mesmo se exposto ao sol, o sofá sofre menos danos. Porém, só vale a pena investir nesse cuidado se você tiver um sofá de qualidade, resistente e com durabilidade.

É o caso dos produtos encontrados na loja virtual Websofas. Trata-se de uma empresa especialista em sofás confortáveis, elegantes e que podem ser facilmente adquiridos por meio da compra online segura.

Além disso, a Websofas disponibiliza protetor de tecido, para aumentar ainda mais a vida útil do seu sofá. Com esse adicional, é possível manter o seu móvel livre de poeira e outras sujeiras, além de proteger de líquidos.