Sofá Fixo Ou Sofá Retrátil: Qual a Melhor Opção?

Qual é a melhor opção para a sua sala, um sofá fixo ou um sofá retrátil? Existem alguns fatores que você deve considerar antes de tomar sua decisão, neste artigo você verá quais são eles.

O sofá é um móvel muito utilizado durante várias das nossas atividades diárias, quando estamos conversando, lendo, assistindo filmes ou televisão, às vezes comendo, às vezes tirando um cochilo, estudando, navegando na internet etc.

Nós da WebSofas acreditamos que o sofá é o coração do lar por cumprir uma função tão importante em nosso espaço de convivência.

Além disso, o sofá é a peça central da sala, logo, podemos influenciar significativamente o estilo da decoração do ambiente através desta escolha.

Por isso, é muito importante tomar a decisão correta ao escolher entre um modelo retrátil ou fixo. O primeiro passo é compreender a diferença entre os dois, e como eles podem ser utilizados de maneira elegante e funcional.

Produto: Sofá Web

Qual a diferença estrutural entre sofá fixo ou retrátil?

Basicamente, a diferença entre os modelos de sofás está no tipo de assento.

Enquanto no modelo fixo o assento não se mexe, o assento do retrátil pode se estender, e assim transformar-se em chaise. Os modelos retráteis costumam ter profundidade maior, para armazenar a parte que fica escondida.

O sofá fixo costuma ter o encosto imóvel, enquanto o retrátil pode ter o encosto fixo ou reclinável, dependendo do modelo.

Sofá fixo, quando usar?

Conforme foi explicado anteriormente, o sofá fixo é aquele que o assento e o encosto são estáticos, como é o caso do Sofá Flow, um dos nossos campeões de venda.

O tamanho da sua sala pode ser determinante para a escolha do um modelo fixo. Nem todos os ambientes têm espaço suficiente para comportar um sofá retrátil.

Veja Qual o Tamanho Do Sofá Perfeito Para Minha Sala?

Um sofá fixo é perfeito para salas de estar e livings integrados. Isso porque são a escolha certa para receber os amigos com conforto e sofisticação, já que os modelos retráteis são mais profundos e com assento macio, ou seja, exigem mais esforço na hora de se sentar e levantar. Os modelos com encosto reto também são os mais indicados para socializar com família e amigos, e aproveitar a sala de estar para conversar, por exemplo.

O sofa fixo é o mais tradicional. Normalmente usado em ambientes mais formais, embora também possa ser utilizado em espaços menores ou projetos modernos, com atmosfera urbana, como é o caso do Sofá Delta.

Produto: Sofá Delta

Sofá retrátil, quando é indicado?

Diferentemente do sofá fixo, o modelo retrátil tem o assento móvel, e quando aberto funciona como uma chaise, perfeita para se esparramar com muito conforto.

Por isso, ela é uma peça indicada para salas de televisão. Se você tem espaço suficiente na sua sala, esta pode ser uma ótima escolha. Isso porque o sofá retrátil traz mais conforto para você se aconchegar e assistir um filme ou a final do campeonato. Também costuma ter espuma mais mole, ou seja, é aquele modelo perfeito para reunir todo mundo em frente da telinha.

Já foi o tempo que este tipo de sofá estava ligado mais ao conforto do que à beleza. Embora o modelo retrátil esteja sim ligado à comodidade, o Sofá Mia da WebSofas não deixa para trás o visual atrativo, com um design sofisticado de linhas retas.

Produto: Sofá Delta

Como decidir entre o sofá fixo ou retrátil?

Lembre-se desses 4 pontos na hora da escolha:

1. Tamanho: O tamanho do ambiente é determinante para a escolha. Enquanto os modelos fixos costumam ser menores, e podem servir melhor em ambientes pequenos, sofás retráteis normalmente têm mais profundidade e precisam de mais espaço para a abertura do assento.

2. Finalidade: Como vimos, para decidir entre um modelo retrátil ou fixo, devemos levar em consideração qual é a sua finalidade no ambiente em que será colocado. Um sofá retrátil dificilmente será adequado quando utilizado em uma sala de visita formal, pois, a profundidade e a densidade do assento não são feitas para esse propósito.

3. Estilo: O sofá se adequa ao estilo da sua sala? Por ser o móvel mais importante do ambiente, ele é o ponto de partida da decoração!

4. Disposição:  Esta última dica também é importante! Para quem quer apostar em uma dupla de sofás, talvez seja mais indicado utilizar o modelo fixo, pois a disposição dos dois juntos pode impedir a abertura total dos assentos.

Finalmente, percebemos que não existe uma escolha correta, e sim a mais indicada para a sua casa. Independentemente da sua escolha ser por um modelo retrátil ou fixo, com certeza a Websofas vai ter o sofá certo para a sua sala.

E o melhor, pode ser adquirido com um clique e é entregue em módulos então nunca precisa ser içado. É só escolher o seu preferido, e fazer a sua compra online, de forma simples, segura e rápida.